Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

Scientia Medica

Name/Title: Scientia Medica
Type: monotematico
Software: OJS
Name of the institution: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Editor/Manager: Paulo Márcio Pitrez
E-mail contact: scientiamedica@pucrs.br
Web Address: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/scientiamedica/index
Format paper: sim
Description: A Scientia Medica (Sc. Me.) é uma publicação trimestral da Faculdade de Medicina, do Hospital São Lucas e Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente está indexada na base de dados LILACS, e classificada como Qualis B nacional (CAPES). A revista tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico, abrindo espaço para publicações nas áreas das Ciências da Saúde, em forma impressa e eletrônica. A mesma se enquadra em rigorosos métodos de avaliação científica, com publicação trimestral. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso permite um aumento da leitura e citação do trabalho dos autores. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project (http://pkp.sfu.ca/), projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS), assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. A Scientia Medica utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre bibliotecas participantes, o que permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.
Area of knowledge: Ciências Médicas e da Saúde
Keywords: Medicina
Language: pt
Starting date of activity: 2010-11-24
EISSN: 1980-6108
ISSN: 1806-5562
Policies implemented: A Scientia Medica (Sci Med.) é a revista científica oficial da Faculdade de Medicina, Hospital São Lucas e Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É uma revista multidisciplinar que tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico, nas diversas áreas da Medicina e outras Ciências da Saúde, nos formatos impresso e eletrônico. Está atualmente indexada nas bases de dados LILACS, Global Health Library, IBICT, DOAJ, Latindex e OJS-PKP.O processo de avaliação desta revista segue os princípios da revisão por pares (peer review). Todo trabalho enviado à Scientia Medica é submetido a uma avaliação inicial pelos editores, quanto aos padrões mínimos de exigências e normas da revista. O manuscrito é então enviado para revisores (avaliadores), que o avaliam fazendo comentários e sugestões de mudanças e emitindo um parecer quanto à aprovação para publicação. É mantido o anonimato entre autores e revisores. Os editores, de posse das recomendações dos revisores, tomarão a decisão final. Quando forem sugeridas modificações, estas serão encaminhadas aos autores para resposta e, em seguida, aos revisores de provas para que verifiquem se as exigências foram atendidas. Os trabalhos poderão ser submetidos à revisão estatística quando necessário. Os artigos serão aceitos levando em consideração originalidade, relevância e contribuição científica do trabalho para o conhecimento da área. Todo o processo, desde a submissão até a decisão editorial, pode ser acompanhado eletronicamente pelo autor através do nome de usuário e senha fornecidos no momento do cadastro.Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Country: Brasil
District: RS
Address: Faculdade de Medicina - Hospital São Lucas da PUCRS Núcleo de Educação Médica - NUCLEM Av. Ipiranga, 6690, sala 302 - 3º andar CEP 90610-000, Porto Alegre, RS Brasil