Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

Zero-a-Seis

Name/Title: Zero-a-Seis
Type: monotematico
Software: OJS
Name of the institution: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Editor/Manager: João Josué da Silva Filho
E-mail contact: josue@ced.ufsc.br
Web Address: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/index
Format paper: sim
Description: A revista Zero-a-seis propõe-se a ser um espaço de divulgação das atividades de estudo e pesquisa da Educação Infantil. O objetivo principal é ampliar a compreensão que vem se construindo em nossa sociedade a respeito da infância como uma fase da vida dotada de especificidade com fundamental importância para a constituição da identidade humana tanto do ponto de vista subjetivo como social. O material que circula aqui tem sido produzido principalmente por professores, alunos de graduação e de pós-graduação que militam no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN) da UFSC/CED, mas conta também com a colaboração de professores e alunos de outras instituições, bem como divulga matérias de interesse que circulam na internet e sejam atinentes à área. Divulgar propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança e orientem a organização de espaços educacionais propícios a tal finalidade. Esta finalidade reflete uma inquietação gestada nos últimos anos, sobretudo nas escolas de formação, mas possui também contribuições oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as creches e as pré-escolas. Tais inquietações estão relacionadas com a necessidade de uma clareza cada vez maior quanto à caracterização deste espaço: em que medida ele é ( e pode ser) educativo e quais os limites de sistematização aceitáveis em uma "educação" infantil? Uma outra entrada desta matriz de preocupações diz respeito à definição de critérios que ajudem a analisar os serviços voltados para as crianças, especialmente as crianças de 0 a 6 anos, incluindo ai parâmetros sobre a formação de profissionais na área (quais teorias? quais práticas?) e a disponibilidade de recursos materiais e educacionais.
Area of knowledge: Educação Infantil
Keywords: Educação Infantil
Language: pt
Starting date of activity: 2010-11-25
ISSN: 1980 - 4512
Policies implemented: A expectativa neste sentido é que o material que circula aqui contribua para alimentar o debate acadêmico e a troca de experiências. As propostas a serem submetidas para publicação devem ser inéditas em meio eletrônico, mas podem já ter circulado em suporte impresso. Serão aceitos para análise artigos científicos, relatos de experiência, resenhas, entrevistas, material de divulgação ou outra modalidade que venha a interessar o conselho editorial. As propostas serão submetidas a 2 pareceristas ad-hoc, cujos pareceres serão analisados pelo editor e conselho editorial. Sugestões e/ou alterações propostas nesse processo serão encaminhadas ao(s) autor(es) para apreciação. A opinião expressa em material assinado não reflete necessariamente a opinião da revista. A revista Zero-a-Seis é produzida no formato eletrônico HTML e DOC. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Country: Brasil
District: SC
Address: Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância Caixa Postal 5171 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil CEP: 88040-900