Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

Revista Psicologia Política

Name/Title: Revista Psicologia Política
Type: multidisciplinar
Software: OJS
Name of the institution: Universidade de São Paulo - USP
Editor/Manager: Alessandro Soares da Silva e Celso Zonta
E-mail contact: rpp@usp.br
Web Address: http://www.fafich.ufmg.br/~psicopol/seer/ojs/index.php
Format paper: sim
Description: A Revista Psicologia Política é um periódico semestral da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). A Revista é uma publicação dirigida ao campo de estudos interdisciplinar da Psicologia Política. Constitui-se, portanto, em um periódico de estudos das problemáticas no campo da Psicologia Política que tem como epicentro a reflexão sobre o comportamento político nas sociedades contemporâneas. O ponto de intersecção entre estas duas áreas científicas, Psicologia e Política, tem sido a preocupação com a construção de um universo de debate no qual nem as condições objetivas nem as subjetivas estejam ausentes, pelo contrário, estão sendo compreendidas, por diferentes abordagens teóricas, como co-determinantes, portanto, constituintes dos comportamentos coletivos, dos discursos, das ações sociais e das representações que constituem antagonismos políticos no campo social. A Revista preocupa-se com o desenvolvimento deste campo interdisciplinar de reflexão e prática investigativa, no qual os principais debates têm sido reunidos em torno de questões como o preconceito social, diferentes formas de racismos e xenofobias, ações coletivas e movimentos sociais, violência coletiva e social, socialização política, comportamento eleitoral, relações de poder, valores democráticos e autoritarismos, participação social e política públicas. Reúnem-se, ainda, nestas preocupações, os estudos sobre análise de discursos e ideologias, de universos simbólicos e de práticas institucionais. As questões referentes aos debates teóricos e metodológicos neste campo são bem recebidas por este conselho editorial que tem a preocupação em debater cientificamente o aprofundamento das temáticas constituintes da interface entre o os aspectos políticos e os psicológicos.
Area of knowledge: Psicologia e Política
Keywords: Psicologia, Política
Language: pt
Starting date of activity: 2010-11-26
EISSN: 2175-1390
ISSN: 1519-549X
Policies implemented: A Revista Psicologia Política é um periódico semestral da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). A Revista é uma publicação dirigida ao campo de estudos interdisciplinar da Psicologia Política. Constitui-se, portanto, em um periódico de estudos das problemáticas no campo da Psicologia Política que tem como epicentro a reflexão sobre o comportamento político nas sociedades contemporâneas. O ponto de intersecção entre estas duas áreas científicas, Psicologia e Política, tem sido a preocupação com a construção de um universo de debate no qual nem as condições objetivas nem as subjetivas estejam ausentes, pelo contrário, estão sendo compreendidas, por diferentes abordagens teóricas, como co-determinantes, portanto, constituintes dos comportamentos coletivos, dos discursos, das ações sociais e das representações que constituem antagonismos políticos no campo social. A Revista preocupa-se com o desenvolvimento deste campo interdisciplinar de reflexão e prática investigativa, no qual os principais debates têm sido reunidos em torno de questões como o preconceito social, diferentes formas de racismos e xenofobias, ações coletivas e movimentos sociais, violência coletiva e social, socialização política, comportamento eleitoral, relações de poder, valores democráticos e autoritarismos, participação social e política públicas. Reúnem-se, ainda, nestas preocupações, os estudos sobre análise de discursos e ideologias, de universos simbólicos e de práticas institucionais. As questões referentes aos debates teóricos e metodológicos neste campo são bem recebidas por este conselho editorial que tem a preocupação em debater cientificamente o aprofundamento das temáticas constituintes da interface entre o os aspectos políticos e os psicológicos.
Country: Brasil
District: SP
Address: Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Rua Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo São Paulo - SP