Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

MATRIZes Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo

Name/Title: MATRIZes Revista do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo
Type: multidisciplinar
Software: OJS
Name of the institution: Universidade de São Paulo - USP
Editor/Manager: Irene Machado
E-mail contact: matrizes@usp.br
Web Address: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/MATRIZes/index
Format paper: nao
Description: MATRIZes é um periódico destinado à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a comunicação lato sensu. Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Trata-se de um periódico aberto às reflexões sobre as transformações históricas das mediações na cultura; sobre as produções de linguagens e suas interfaces; sobre as implicações sócio-políticas das atividades implementadas, bem como de suas conseqüências cognitivas. Para isso, preserva o horizonte inter e transdisciplinar dos aportes teóricos e metodológicos do pensamento comunicacional. Espera-se, por conseguinte, redimensionar conhecimentos e tradições históricas que contribuem para definir, mapear e explorar conceitualmente os eventos comunicativos, reavivando, os compromissos que são, igualmente, parte da história do PPGCOM-ECA-USP. No limite, evidencia-se a necessidade de criar espaço de construção de uma teoria crítica e conseqüente das práticas de estudo da comunicação.
Area of knowledge: Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Trata-se de um periódico aberto às reflexões sobre as transformações históricas das mediações na cultura; sobre as produções de linguagens e suas interfaces; sobre as implicações sócio-políticas das atividades implementadas.
Keywords: Revista do Programa de Pós Graduação
Language: pt
Starting date of activity: 2010-11-12
ISSN: 1982-2073
Policies implemented: O dicionário de referência para a padronização e uniformização em língua portuguesa será o Novo Aurélio século XXI, 1999 (3a. ed). Os títulos dos trabalhos devem ser digitados em caixa alta e baixa (CAb), corpo 14, em negrito e na margem esquerda. Para os subtítulos utilizar corpo 12 da fonte, sem negrito. O nome do autor deve ser escrito em caixa alta (CA), à direita. Rever de acordo com o projeto gráfico. O resumo e abstract devem ser apresentados após o título do artigo e nome do autor. O texto do resumo deve ser digitado em corpo 10 e iniciado na linha abaixo. Palavras-chave (hífen) e key words (duas palavras). Não há pontuação no final. As palavras-chave são separadas por vírgulas. Itálico no corpo do texto: somente para estrangeirismos e títulos de obras (livros, filmes, poemas, etc.). Com exceção do título do artigo, não há palavra em negrito no projeto gráfico da revista. Citações no corpo do texto (até três linhas): bold (sem itálico) e aspeadas. Após a citação indicar, entre parênteses, sobrenome do autor em caixa alta e baixa (CAb) e seguido por vírgula; ano da publicação seguido por dois pontos e páginas, separadas por hífen. Recomenda-se ponderação no uso de citações de modo a não violar leis de direitos autorais. Citação fora do texto (mais de quatro linhas): corpo 10, sem aspas, espaço semelhante ao do texto, obedecendo ao alinhamento do parágrafo. Observar: se for continuação da frase, iniciar citação com reticências e letra minúscula; se for início de frase, usar maiúscula e parágrafo. No final da citação, indicar a referência tal como citada no item 6. Intertítulos para separação do assunto ao longo do texto: caixa alta (CA). Destaques de palavras ou expressões: entre aspas (jamais itálico ou negrito). As notas de rodapé no final da página deverão se restringir a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento da exposição; jamais para citações bibliográficas. O texto da nota não deve exceder cinco linhas. Biografia acadêmica: no final do artigo. Nome em caixa alta (CA) e no final endereço eletrônico. O nome é sujeito da frase, logo, deve ser seguido do verbo. O autor deve fazer referências bibliográficas completas de suas publicações. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Country: Brasil
District: SP
Address: Escola de Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação Rua Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, sala 121, Cidade Universitária, Butantã