Policies implemented:
|
O modelo de artigo da revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).
1- Introdução: a introdução deve abordar de forma clara e precisa os seguintes aspectos: o assunto e delimitação do problema estudado, os objetivos, as principais questões, as razões da escolha do tema, sua contribuição e relevância, exeqüibilidade e os principais trabalhos já desenvolvidos sobre o tema.
2- Material e Métodos: esta seção deve conter informações que possibilitem ao leitor conhecer o contexto onde a pesquisa foi realizada. Aqui são explicados os materiais, os métodos e as técnicas que foram utilizados tanto na coleta quanto na análise dos dados. Dentre as informações incluídas nesta seção estão: local e período de realização da pesquisa; universo, população e amostra; tipos e modelos dos instrumentos ou equipamentos utilizados; forma de consentimento dos participantes, em caso de experimentação com seres humanos; fontes utilizadas, normas, especificações técnicas ou métodos de preparação dos materiais equipamentos especiais utilizados, etc.
3- Resultados: constituem-se nas descobertas da pesquisa apresentadas com uma descrição objetiva e exata de todos os dados e informações coletadas. Os resultados são apresentados na forma de quadros, gráficos e tabelas. Para a elaboração de tabelas, consultar as Normas de Apresentação Tabular, do IBGE.
4- Discussão: nesta seção, o autor apresenta a sua interpretação para os resultados obtidos, confrontando-os com outros trabalhos semelhantes já realizados. É exposta de forma objetiva, detalhada, lógica e clara, possibilitando ao leitor o completo entendimento da pesquisa realizada.
5- Conclusão: a conclusão de um artigo constitui-se na resposta à pergunta-problema apresentada na Introdução. Deve ser concisa e objetiva e referir-se às hipóteses que desencadearam a pesquisa e aos objetivos estipulados. Na conclusão o autor deve expor sua reflexão pessoal, com base nos resultados que discutiu e interpretou, além de poder dar sugestões de futuras pesquisas ou projetos de atuação.
O artigo deve conter no máximo 20 laudas incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, etc |