Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

História da Ciência e Ensino: construindo interfaces

Name/Title: História da Ciência e Ensino: construindo interfaces
Type: multidisciplinar
Software: OJS
Name of the institution: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Campus Sorocaba
Editor/Manager: Fabio Fiss
E-mail contact: hcensino@pucsp.br
Web Address: http://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino
Format paper: nao
Description: Este periódico é dirigido a educadores e pesquisadores em Educação e em História da Ciência e tem por objetivo responder a uma constante solicitação de educadores, apresentando tendências e propostas que possam contribuir para a construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino. Sua periodicidade é semestral e os artigos submetidos para publicação são avaliados por especialistas nas áreas. Contribuições da História da Ciência na Educação têm sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, têm sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país. Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre História da Ciência e Ensino apenas começaram a ser delineadas. Um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, buscando incrementar esse diálogo, os editores deste periódico esperam trazer ao leitor material que contribua para estimular e aprofundar reflexões e discussões, bem como elaboração de novas propostas de interação entre História da Ciência e Ensino para sala de aula.
Area of knowledge: História da Ciência
Keywords: História da Ciência
Language: pt
Starting date of activity: 2010-12-17
EISSN: 2178-2911
Policies implemented: Políticas de Seção Editorial Não Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos Pares História da Ciência e Ensino Esta seção é dedicada à publicação de trabalhos relacionados ao papel da História da Ciência no ensino. Com o objetivo de estimular discussões e reflexões relacionadas à construção de interfaces entre história e ensino, nesta seção são publicados artigos que tratam de questões de natureza historiográfica e epistemológica, bem como pedagógica, que busquem articular História da Ciência e Ensino de Ciências e Matemática. Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos Pares Tópicos de História da Ciência Nesta seção são publicados trabalhos dedicados a tópicos específicos de História da Ciência com o objetivo de fornecer material aos professores de ciências e matemática. Os artigos publicados nesta seção tratam de aspectos que apontam para a construção do conhecimento, tendo por base debates históricos, disputas de teorias que ocorreram no passado e outros aspectos que mostrem a transformação do conhecimento científico.
Country: Brasil
District: SP
Address: Faculdade de Ciências Biológicas Praça Dr. José Ermírio de Moraes, 290 Jd. Vergueiro Cidade-Sorocaba UF-SP Região-Sudeste Código Postal-18030-095