|
Name/Title:
Educação Química en Punto de Vista - EQPV
|
Type:
|
monotematico |
Software:
|
OJS |
Name of the institution:
|
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
Editor/Manager:
|
Thiago Henrique Barnabé Corrêa |
E-mail contact:
|
correa.uftm@gmail.com
|
Web Address:
|
https://revistas.unila.edu.br/
|
Base address of the OAI-PMH:
|
https://revistas.unila.edu.br/eqpv
|
Format paper:
|
nao |
Description:
|
A revista Educação Química en Punto de Vista é uma publicação semestral da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ, criada em 2014. Seu título procura abarcar as duas línguas que representam os países latino-americanos, embora aceite também publicações em inglês. A missão da revista é difundir trabalhos relacionados à educação química produzidos no âmbito de diferentes países e contextos educacionais, conferindo um caráter de internacionalização à revista e, ao mesmo tempo, compreendendo diferentes realidades tais como: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, educação em espaços não-formais.
A revista publica preferencialmente trabalhos que se coadunem às linhas de ação estabelecidas para a ReLAPEQ:
1) Formação de Professores e Políticas Educacionais;
2) Alfabetização Científico-Tecnológica e Perspectiva CTS;
3) Tecnologias Educacionais e Materiais Didáticos;
4) Educação Não-Formal e Divulgação Científica;
5) História e Filosofia da Ciência.
No entanto, aceitam-se trabalhos sobre variadas temáticas e quaisquer tendências investigativas, garantindo a pluralidade da Educação Química. Seu público-alvo é basicamente pesquisadores e professores de todos os níveis de ensino. Para isso, a revista se divide em três seções principais:
Pesquisa en Punto de Vista: publica artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada. Limite: 60.000 caracteres com espaços.
Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula: publica artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula. Limite: 30.000 caracteres com espaços.
Puntos de vista: Publicação de artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões. Limite: 40.000 caracteres com espaços. |
Area of knowledge:
|
Ensino de Química |
Keywords:
|
ensino de ciências |
Language:
|
pt |
Starting date of activity:
|
2017-01-01 |
ISSN:
|
2527-0915 |
Number of articles/records:
|
39 |
Policies implemented:
|
Pesquisa en Punto de Vista
São artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada.
Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula
São artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula.
Puntos de Vista
São artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos encaminhados à Educação Química en Punto de Vista passarão por uma primeira avaliação realizada pelo corpo de editores no que se refere às normas e escopo. Caso se enquadrem, os trabalhos seguirão para a avaliação de dois membros do conselho editorial ou avaliadores por este indicados. Preferencialmente os trabalhos serão avaliados por pesquisadores dos distintos países que compõe a ReLAPEQ. Em caso de discordância entre avaliadores um terceiro será consultado. Em todo o processo garantir-se-á o anonimato entre autores e avaliadores. A decisão final sobre o texto será tomada pela editoria com base na avaliação realizada, caso em que os artigos poderão ser: aceitos, aceitos com pequenas alterações, encaminhados novamente à avaliação após reformulação ou não aceitos.
O prazo entre submissão e primeira avaliação deverá preferencialmente não superar 2 meses, sendo a decisão final comunicada em até 4 meses. As datas do recebimento e da aprovação de cada colaboração serão registradas na publicação.
A composição dos números será definida pela editoria com base na representatividade geográfica dos autores e não necessariamente seguirá a ordem cronológica de submissão. Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. |
Country:
|
Brasil |
District:
|
Viana do Castelo |
Address:
|
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Instituto Latino-Americano da Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)
Av. Tancredo Neves, 3838 (Bloco 06/Espaço 03/Sala 08) - Porto Belo, Foz do Iguaçu - PR, 85867-970.
Telefone: (45) 3576-7356
E-mail: editoria.eqpv@gmail.com |
Implementations made:
|
https://revistas.unila.edu.br/eqpv/pages/view/Indexadores |