Luso-Brazilian directory Repositories and Open Access Journals

Educação Química en Punto de Vista - EQPV

Name/Title: Educação Química en Punto de Vista - EQPV
Type: monotematico
Software: OJS
Name of the institution: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Editor/Manager: Thiago Henrique Barnabé Corrêa
E-mail contact: correa.uftm@gmail.com
Web Address: https://revistas.unila.edu.br/
Base address of the OAI-PMH: https://revistas.unila.edu.br/eqpv
Format paper: nao
Description: A revista Educação Química en Punto de Vista é uma publicação semestral da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química - ReLAPEQ, criada em 2014. Seu título procura abarcar as duas línguas que representam os países latino-americanos, embora aceite também publicações em inglês. A missão da revista é difundir trabalhos relacionados à educação química produzidos no âmbito de diferentes países e contextos educacionais, conferindo um caráter de internacionalização à revista e, ao mesmo tempo, compreendendo diferentes realidades tais como: ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, educação em espaços não-formais. A revista publica preferencialmente trabalhos que se coadunem às linhas de ação estabelecidas para a ReLAPEQ: 1) Formação de Professores e Políticas Educacionais; 2) Alfabetização Científico-Tecnológica e Perspectiva CTS; 3) Tecnologias Educacionais e Materiais Didáticos; 4) Educação Não-Formal e Divulgação Científica; 5) História e Filosofia da Ciência. No entanto, aceitam-se trabalhos sobre variadas temáticas e quaisquer tendências investigativas, garantindo a pluralidade da Educação Química. Seu público-alvo é basicamente pesquisadores e professores de todos os níveis de ensino. Para isso, a revista se divide em três seções principais: Pesquisa en Punto de Vista: publica artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada. Limite: 60.000 caracteres com espaços. Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula: publica artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula. Limite: 30.000 caracteres com espaços. Puntos de vista: Publicação de artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões. Limite: 40.000 caracteres com espaços.
Area of knowledge: Ensino de Química
Keywords: ensino de ciências
Language: pt
Starting date of activity: 2017-01-01
ISSN: 2527-0915
Number of articles/records: 39
Policies implemented: Pesquisa en Punto de Vista São artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada. Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula São artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula. Puntos de Vista São artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões. Processo de Avaliação pelos Pares Os textos encaminhados à Educação Química en Punto de Vista passarão por uma primeira avaliação realizada pelo corpo de editores no que se refere às normas e escopo. Caso se enquadrem, os trabalhos seguirão para a avaliação de dois membros do conselho editorial ou avaliadores por este indicados. Preferencialmente os trabalhos serão avaliados por pesquisadores dos distintos países que compõe a ReLAPEQ. Em caso de discordância entre avaliadores um terceiro será consultado. Em todo o processo garantir-se-á o anonimato entre autores e avaliadores. A decisão final sobre o texto será tomada pela editoria com base na avaliação realizada, caso em que os artigos poderão ser: aceitos, aceitos com pequenas alterações, encaminhados novamente à avaliação após reformulação ou não aceitos. O prazo entre submissão e primeira avaliação deverá preferencialmente não superar 2 meses, sendo a decisão final comunicada em até 4 meses. As datas do recebimento e da aprovação de cada colaboração serão registradas na publicação. A composição dos números será definida pela editoria com base na representatividade geográfica dos autores e não necessariamente seguirá a ordem cronológica de submissão. Política de Acesso Livre Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Country: Brasil
District: Viana do Castelo
Address: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Instituto Latino-Americano da Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) Av. Tancredo Neves, 3838 (Bloco 06/Espaço 03/Sala 08) - Porto Belo, Foz do Iguaçu - PR, 85867-970. Telefone: (45) 3576-7356 E-mail: editoria.eqpv@gmail.com
Implementations made: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/pages/view/Indexadores